quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Feiticeira, Erva das galinhas, Erva da fortuna - Tradescantia fluminensis velloso - Ficha


Image result for Tradescantia fluminensis velloso


Image result for Tradescantia fluminensis velloso

Nome científico: Tradescantia fluminensis Velloso
Sinonímia: Tradescantia albiflora Kunth
Nomes comuns: Erva-da-Fortuna, Tradescância
Família: Commelinaceae
Origem: América do Sul

ATENÇÃO: Esta espécie é considerada como invasora, tanto em Portugal como no Brasil. Tenha pois todos os cuidados necessários para que nenhuma parte desta planta entre em contato direto com o meio ambiente exterior. Nunca a plante diretamente no solo. A Tradescantia fluminensis propaga-se facilmente e não deixa crescer plantas endémicas, algumas das quais são espécies ameaçadas. É de muito dificil erradicação.

Tradescantia fluminensis
© LucaLuca / CC BY-SA 2.5
O género Tradescantia deve o seu nome ao famoso botânico sueco Carl Von Linné, que o batizou desta forma em homenagem ao inglês John Tradescant the elder, jardineiro real, colecionador e viajante, nascido cerca de 1570, em Suffolk. A coleção de espécimes e objetos reunida por este inglês, deu origem ao primeiro museu aberto ao público em Inglaterra, o Musaeum Tradescantianum.
Esta planta de interior pode constituir um elemento de decoração muito interessante. Os seus caules longos, ao penderem de uma estante ou outro móvel, acrescentam de imediato um toque de natureza à divisão onde estiverem.

A erva-da-fortuna é muito tolerante e as regras de manutenção são simples. 

Gostam de luz forte, principalmente as variedades cujas folhas não sejam totalmente verdes, às quais se deve dar mesmo algumas horas de sol. A espécie verde (na foto), não precisa de tanta luz. 

Enquanto o tempo estiver quente, a rega deve ser abundante e o ambiente da divisão onde estão deve ter alguma (h)umidade. Borrifar ocasionalmente as folhas com água pode ajudar nesta tarefa. No inverno, regar apenas o suficiente para não deixar a terra ficar demasiado seca. 

Propagam-se em qualquer altura do ano e pode-se usar terra normal de supermercado, como sempre com pedras no fundo do vaso para proporcionar um bom escoamento. Se cortarmos os caules em qualquer ponto, a planta ramifica, tornando-se mais densa e mais bonita.