As árvores que ainda estão sendo treinadas devem ser colocadas em recipientes bem grandes, proporcionando às raízes espaço suficiente para que se desenvolvam e ajudando a árvore a lidar com as técnicas de treinamento intensas aplicadas, como a poda de estilização.
Estética
A escolha de um vaso que realmente seja adequado à árvore é difícil, uma vez que diferentes variáveis (como a forma, a escolha entre vitrificado/não vitrificado e cor) precisam ser levadas em conta. Algumas orientações básicas podem ser usadas para seleccionar o vaso correto:
- Use vasos não vitrificados para coníferas e pinheiros.
- Para as árvores de folhas caducas você pode usar tanto vasos de Bonsai vitrificados como não vitrificados; não use um esmalte brilhante, a menos que a árvore tenha flores ou frutos.
- Use um vaso com uma largura de aproximadamente 2/3 da altura da árvore.
- A profundidade do vaso deve ser igual a 1-2 vezes a espessura do tronco na sua base.
- Para árvores 'masculinas' use vasos angulares, enquanto que para árvores 'femininas', com formas mais suaves, use vasos arredondados.
A medida do vaso
As medidas da árvore devem ser avaliadas de acordo com a sua base. A medida ideal do vaso deverá ser de 2/3 da medida da base.
A profundidade do vaso
Para árvores mais largas e baixas, a profundidade do vaso não deverá exceder 2/3 da medida da base da planta. De uma forma geral, deve usar-se a proporção entre o tronco e o vaso, mas nos casos dos bonsais inclinados (tipo cascata), é preciso usar um vaso bastante alto.
A largura do vaso
Nunca se deve escolher um vaso que tenha a mesma largura da base da árvore para que a mesma não sufoque. O vaso escolhido deverá ser sempre bem mais largo que a base da árvore.
A lateral do vaso
Antes de mais, é preciso analisar as ramificações da árvore e só depois escolher um vaso menor que a largura dessas mesmas ramificações.
A forma do vaso
A forma do vaso está intimamente relacionada com o tipo de bonsai escolhido. Destacam-se as formas seguintes:
Formas retangulares: as árvores de troco ereto adaptam-se bem a esta geometria
Formas ovais: são as ideais para as árvores com troncos curvados
Formas envelhecidas: ótimas para árvores com troncos ásperos e/ou aspeto deformado
Formas coloridas: ideais para combinar com a textura dos respetivos bonsais
A posição de um bonsai face ao vaso também é bastante importante, uma vez que cria uma ligação especial entre os elementos constituintes. No caso dos vasos com formato retangular deve plantar-se a árvore numa das laterais para que o bonsai cresça de forma saudável. Se o vaso tiver um formato arredondado, a árvore deve ser plantada no centro.