terça-feira, 17 de outubro de 2017

Achuaganda, Cereja de inverno, Ashwagandha - Withania somnifera

Outubro 2017
Oferta Norberta
Fonte: http://emagrecersemdieta.com.br/ashwagandha-o-que-e-para-que-serve/

A ashwagandha é uma planta que pertence à família das solenáceas, como o tomate, tem seus frutos vermelhos e as flores amarelas, sendo que as raízes e os frutos carnosos (bagas) são os pontos de concentração de seu poder curativo.  É utilizada no tratamento da impotência sexual, do stresse e do cansaço provocado por esforço físico e mental.
A cereja de inverno tem propriedades revigorantes, ou seja, ela aumenta os níveis de energia do corpo, por isso é também conhecida como ginseng indiano.
O que essa sabedoria ancestral a sem o uso da escrita afirma é que a ashwagandha é capaz de estimular o sistema imunológico, aumentando nossos níveis de energia e ao mesmo tempo diminuindo uma produção excessiva de cortisol. Pelo fato de diminuir o cortisol, que é a causa mais comum das insônias associadas ao estresse, a ashwagandha é indicada como auxiliar na redução do estresse. Pelo fato de o aumento nos níveis de cortisol levar a aumento na pressão arterial, a ashwagandha é também um diminuidor da hipertensão. De quebra, ela é capaz de atenuar efeitos ansiolíticos de forma semelhante à do lorazepan (medicamento muito usado para tratar a ansiedade), tendo ainda revelado efeitos antidepressivos. A ashwagandha também está sendo considerada como capaz de aumentar a nossa capacidade de memória e nossa capacidade cognitiva devido às suas capacidades antioxidantes e à sua condição de aumentar a atividade do receptor da acetilcolina, neurotransmissor importante no sistema nervoso central, no qual estão envolvidas a memória e a aprendizagem. Por isso, também tem tido resultados bem interessantes como auxiliar no tratamento da doença de Alzheimer.
O que a ciência ocidental descobriu é que o agente medicinal ativo da cereja de inverno, conhecido como Withaferin A, demonstrou atividade anticâncer significativa.
Um chá feito a partir das raízes da planta, na forma de infusão (colocar água quente para extrair o princípio ativo) ou fervendo-se as raízes durante 15 minutos, é uma das maneiras de administração das maravilhas da ashwagandha. Para disfarçar o sabor amargo, pode-se adicionar ao chá algum suco de frutas, mas isso dificulta a medição de quanto do princípio ativo estamos ingerindo.Tomada à noite com leite morno, antes de dormir, tem sido eficiente para pessoas com insônia e ansiedade. De fato, um dos usos clássicos de ashwagandha é o de acalmar a perturbação mental. Algumas pesquisas que examinaram a influência da ashwagandha sobre o cérebro registraram efeitos sobre os receptores GABAA, onde atuam os remédios tranquilizantes, como Valium e Ativan.