É possível deixar sua casa cheirosa na medida certa e gastando pouco com a criação de aromatizadores caseiros. Se forem feitos com capricho e criatividade, eles se tornam ainda uma linda opção decorativa para o ambiente.
Mas não para por aí! Se você está buscando mais um bom motivo para aderir aos aromatizadores, vai adorar saber que, muito mais do proporcionar um cheiro agradável, eles ajudam a atrair boas energias para a sua casa.
De acordo com o Feng Shui, um aromatizador de limão, por exemplo, é revitalizante e atrai alegria para o ambiente. O aroma de canela tem o poder de abrir o apetite, estimular o diálogo e a felicidade, por isso, pode ser perfeitamente colocado em uma sala de jantar.
Um aromatizador de laranja oferece um efeito relaxante e calmante e é uma ótima opção para ser usado na sala de televisão. Já o aroma de eucalipto favorece a concentração e pode ser colocado em uma sala de estudos ou escritório.
Na cozinha, que é um ambiente onde, normalmente, há uma grande mistura de cheiros, a recomendação é apostar em aromas cítricos, como laranja, limão ou tangerina. O hortelã também é uma boa opção, atrai paz e aquela sensação de conforto.
Nos quartos, o aroma de alfazema pode purificar as energias e aclamar. Já o almíscar, é indicado para criar momentos de intimidade. Mas esses são apenas alguns exemplos, existem por aí muitos aromas que podem fazer a diferença na sua casa!
Confira abaixo algumas ideias e prepare o seu aromatizador caseiro, gastando pouco e, o mais importante, deixando sua casa com ótimas energias:
1. Aromatizador com cascas de laranja
Utilize:
- Água
- Cravos da índia
- Cascas de laranja (ou de tangerina)
Prepare:
Junte os ingredientes em uma panela e espere ferver. Quando começar a sentir o cheiro agradável, tire do fogo. Despeje a mistura em um pote bonito ou copo, de preferência colorido – que você encontra facilmente em lojas populares –, e deixe no espaço que quiser perfumar.
2. Aromatizador com limão e alecrim
Utilize:
- 1/4 de maçã em fatias finas
- 1 limão pequeno em rodelas
- 1 galho pequeno de alecrim fresco
- Água
- 1 pote de vidro (pode ser de geleia, por exemplo)
- 1 aparelho de fondue de cerâmica
Prepare:
Coloque a maçã, o limão e o alecrim no pote de vidro. Despeje sobre eles água quente (um pouco antes de ferver). Acenda a velinha do aparelho de fondue e acomode com cuidado o pote destampado em cima. Outra dica prática é usar o próprio pote de cerâmica que vem com o aparelho no lugar do pote de vidro. O aromatizador está pronto! À medida que for aquecendo, a fragrância natural vai sendo liberada. Mas vale destacar que o aromatizador deve ser monitorado, ou seja, não vale acender o aparelho e sair de casa, afinal, estamos mexendo com fogo.
3. Aromatizador “em gel”
- 2 copos de água
- 4 pacotinhos de gelatina sem sabor
- 15g a 20g de essência de sua preferência
- 2 colheres de sopa de sal
- Corante alimentício
- Pote de vidro
Prepare:
Aqueça um copo de água. Misture a essência e o corante de sua preferência e, assim que a mistura levantar fervura, desligue o fogo. Misture a gelatina sem sabor e o sal até dissolver completamente. Adicione o segundo copo de água fria e mexa com cuidado. Despeje o líquido em um ou mais potinhos de vidro e deixe esfriar para endurecer. Você pode colocar na geladeira se quiser que endureça mais rápido.
4. Aromatizador em flor
Utilize:
- 1 recipiente de vidro
- Sal grosso
- Laranjas
- Cravo da Índia
Prepare:
Descasque a laranja em uma única tira só e a enrole como uma flor. Faça pelo menos três iguais. No recipiente de vidro, coloque 1 ou dois 2 dedos de sal grosso e ajeite as flores de laranja em cima. Em, seguida enfeite com os cravos da Índia. Também podem ser usadas folhas e flores secas. O aromatizador caseiro está pronto!
5. Aromatizador na lâmpada
Uma dica diferente, mas que pode dar certo, é transformar uma lâmpada da sua casa, por exemplo, a da sala, em um aromatizador de ambiente.
Utilize:
- 1 lâmpada
- 1 pequeno pedaço de algodão
- Sua essência favorita
Prepare:
Quando a lâmpada estiver fria, desinstale-a. Utilizando o pedaço de algodão, molhe a lâmpada (do lado de fora, no vidro apenas) com sua essência preferida. Deixe secar por completo e instale novamente. Quando ligá-la, o calor da luz fará o cheiro exalar.
6. Aromatizador com palitos
Utilize:
- 200 a 250 ml de álcool de cereais
- 50 ml de água
- 50 ml de essência
- 10 ml de fixador
- Corante a gosto
- Palitos de churrasco (com as pontinhas cortadas)
- 1 pote (pode ser um frasco de sabonete líquido que já terminou, por exemplo)
Prepare:
Em uma vasilha, misture todos os ingredientes e coloque no freezer por 5 dias para macerar. Se não for possível colocar no freezer, é só deixar macerar em frasco fechado em local escuro por 10 dias. Coloque no frasco e inclua os palitos. Sempre que possível vire os palitos, para que o aroma “circule” melhor.
Dicas importantes para utilizar aromatizadores caseiros
É fato que os aromatizadores de ambiente criam uma atmosfera perfumada na casa, escritório ou loja. Porém, a escolha do perfume deverá ser cuidadosa, evitando aqueles que são muito fortes e que podem incomodar pessoas que são alérgicas a perfumes. A dica vale especialmente para o caso de ambientes que recebem muita gente – como lojas, por exemplo.
Em casa, opte por colocar o aromatizador em ambientes mais amplos, por exemplo, na sala – onde, também, são recebidas as visitas. Evite colocar nos quartos, onde os moradores ficam por muitas horas seguidas, pois o cheiro pode causar enjoos e/ou dores de cabeça.
Outra dica interessante é colocar um aromatizador nos banheiros, deixando o espaço com um cheirinho mais agradável. Mas aqui vale o bom senso também, não é necessário exagerar no perfume optando por essências muito marcantes.