segunda-feira, 14 de março de 2016

Albizia, Acácia de Constantinopla - Albizia Julibrissin 'Summer chocolate'

Albizia 'Summer chocolate'

Origem geográfica: Norte do Irão, China, Japão; espalhado pelo sudoeste dos Estados Unidos e pela África tropical. Introduzido na Europa em 1745.
Dimensões adultas: Até 12 metros de altura, largura até 12 metros.
Folhagem: Caduca.
Tipo de solo: Todos.
Clima: Necessita calor estival, resiste até -10°C.
Exposição: Sol. 

A albizia 'Summer Chocolate' tem a sua folhagem de cor chocolate e sua linda floração cor de rosa.

Características e utilizações:
A albizia julibrissin florece de maneira abundante todo verão nas regiões quentes. Esta magnífica árvore de ornamentação planta-se normalmente isolada. Existem numerosos cultivares.
A albizia 'Summer Chocolate' tem a sua folhagem de cor chocolate e sua linda floração cor de rosa.
Trata-se de uma árvore de folha caduca muito elegante, com longas ramificações angulares que formam uma copa larga, extensa e plana no topo, semelhante a um guarda-chuva, que projecta uma sombra ligeira. Por isso é que, embora seja mais usada de forma isolada devido à sua beleza encantadora, também são cultivadas em grupos para criar zonas de sombra.

Além da cor escura das suas folhas, o destaque vai para a sua longa e espectacular floração durante todo o verão e início do outono: de junho até princípios de outubro. As suas flores perfumadas são de um rosa marcante e formam aglomerados no fim dos ramos, algo que, com a sua folhagem de um escuro profundo, destaca-se de maneira espectacular.
AcaciaSummerChocolate2
Para o cultivo, comporta-se em todos os aspectos como o resto das variedades. O ideal é fazer o plantio na primavera ou no outono e colocá-la em pleno sol ou semi-sombra, abrigada dos ventos frios. Adapta-se a todos os tipos de solo, desde que seja bem drenado e não precisa de muita rega (uma vez por semana no inverno e duas no verão, será suficiente).
Adube com estrume anualmente e fertilizante mineral uma vez por mês durante o período de floração. Embora não seja necessário podá-la regularmente, pode guiá-la com um tronco principal e podar quando é jovem, pouco antes de floração, para controlar o seu crescimento, dar-lhe forma e favorecer mais ramificações de grande efeito.
Esta espécie raramente é atacada por pragas ou doenças, por isso, com um pouco de cuidado, terá no seu espaço ao ar livre uma bela árvore que pode chegar aos 10 metros de altura e pode viver 30 anos.